segunda-feira, 3 de julho de 2017

OS ANIMAIS EM NOSSAS VIDAS




Desde minha infância sempre houve animais por perto. Principalmente cachorros e gatos. Mas também os que viviam na natureza.

Em Jacareí, onde eu morei além de inúmeros passarinhos e borboletas, havia os lagartos. Eles viviam num amontoado de madeira que havia no fundo do quintal e andavam por ali chegando até a porta da cozinha. 

Os animais são companheiros, principalmente no mundo atual onde a solidão muitas vezes está presente, ter um animal de estimação faz muita diferença. Mas devemos ter em mente que ter um animal requer que cuidemos dele, requer tempo, dedicação ao bichinho, seja um gato, um cachorro, um passarinho, uma tartaruga, peixes, não importa. 

Pessoalmente sou contra passarinhos em gaiolas, eles foram feitos para viver livres. Mas às vezes temos um que nos foi dado, ou um papagaio que encontramos e obtemos a autorização do Ibama para cuidar dele, uma calopsita que vive livre em nossas casas. Eu prefiro colocar alimento para os que voam livres em volta de minha casa. Já cuidei de filhotes de rolinha, protegendo-os até aprenderem a voar. Eles ficaram um bom tempo aqui, sempre por perto, no telhado, no murro, no fio elétrico. Depois se foram. 

Uma vez a noite escutei um barulho forte de asas. Abri a janela e fui premiada com uma linda coruja branca em cima do meu murro. Nunca havia visto uma em liberdade. Também tem um gavião que sobrevoa aqui, é lindo ver seu voo. 

Mas o que é mais importante em minha vida é a Nala e a Cacau. A Nala é uma labradora, tem 9 anos agora. E Cacau suponho ter 04 anos, eu a encontrei na rua em frente a casa de minha filha, era um filhotão. Foi no Carnaval, ela cheirava bem, então pensei, ou ela fugiu ou alguém a abandonou, o que infelizmente é muito comum nas férias e feriados. Coloquei sua foto em todos os Pet da região e nada. Então a adotei, comprei uma coleira e disse - você agora é um cão com dono. Dei o nome de Cacau porque ela é ruiva. E este pequeno ser foi fundamental para mim que passava por um período depressivo, logo após a morte de minha mãe. Era tão levada que não me deixava muito tempo para ficar recolhida a um canto. Na época minha casa era de madeira, pois então, ela chegou a roer a parede de madeira da casa. Comeu amostras de remédios - anticoncepcionais, e era extremamente gulosa, fazendo com que eu tivesse que ficar de guarda para ela não comer a comida da Nala, que como boa labradora, não se defendia. Aos poucos ela aprendeu que não iria mais passar fome.

Nala é minha companheira, vive perto de mim, dorme aos meus pés enquanto pinto as peças que vendo. Ela tem um olhar de puro amor, e adora carinhos. Já Cacau quer pintar também. 

Claro, sofro restrições. Tenho dificuldade de encontrar pessoas que cuidem delas para eu viajar. No Ano Novo Nala se apavora com as bombas, então fico em casa. Mas quando isto acontece sempre penso - e se eu não as tivesse? bom seria quase o ano todo sem elas. Não vale a pena. 

A alegria delas quando chego em casa, estão me esperando. Quando levanto de manhã, quando vou brincar com elas. E ainda preenchem a casa de sons, desde latidos até roncos. Cacau até tenta falar rsrsrs. 

Os animais são seres vivos, sentem, sofrem, precisam de atenção no caso dos domésticos e dos feridos ou sem mãe quando filhotes. E eles sabem retribuir, mesmo os animais selvagens. Cansamos de ver exemplos. Então me pergunto muitas vezes - o que leva um ser humano a maltratar um animal? a matá-lo? dar veneno? Será que esta pessoa não sabe que este animal vai sofrer? sentir a mesma dor que um ser humano? e mais, alguém que pode inclusive ser uma criança vai sofrer em muitos casos? 

Nunca adote um animal se você não tiver tempo ou paciência. Nunca adote um animal se você quer uma casa impecável, um carro limpíssimo, um jardim maravilhoso. se você passa mais tempo fora de casa do que nela, viaja muito, se tem horror a ter que limpar fezes e xixi.  É só para fazer o bichinho sofrer. Para que? por que? 

Mas se você aceita tudo isto, então prepare-se para ter o melhor amigo do mundo. Mesmo os gatos que são muito independentes são excelentes companheiros. Eles ronronam, dormem com você, esquentam, fazem companhia, adoram um teclado de computador, adoram ficar no seu colo ou pescoço quando você está lendo ou estudando. E sentem nossa falta quando viajamos. Ficam felizes quando voltamos para casa. 

Cada vez que vejo um animal abandonado tenho vontade de recolher. Infelizmente não posso e tenho consciência disto. Ainda bem que tem ONGs que o fazem, então quando posso dou uma ajuda para eles. Gostaria muito que as pessoas se conscientizassem, e castrassem seus animais no serviço público quando não podem ter e não querem filhotes, ou então cuidassem para que o animal não emprenhe para depois abandonar os filhotes em algum terreno, parque ou mato. 

Um animal custa, precisa além da ração de ser vacinado todos os anos, tomar vermífugo, ser tratado como deve. Precisam de banho, seja no PET ou em casa, mas precisam. Alguns precisam ser tosados. 

Mas ter um animal em casa é algo maravilhoso para quem gosta deles e tem condições de tê-lo. São os melhores amigos, nos entendem quando estamos tristes, aliás, eles o sentem e te rodeiam, te dão carinho, ficam tristes juntos. E quando você está alegre eles festam junto. Eu sempre digo, só faltam falar mesmo. Por sinal, eles "falam" do jeito deles, com gestos, olhares, e claro, latidos, miados, rom rom, pios, uivos. 

É um filho(a) e que ainda cuida de você. Não estou dizendo que são humanos, pelo contrário, eu sou a favor de tratar um animal como animal. Nada de sapatinhos, meias, e roupas fru fru, mas uma roupa para o frio sim. As pessoas às vezes humanizam o animal, mas eles são animais, e precisam ser tratados de acordo com o que são, os cachorros gostam de ter um território, um lugar para correr, cavar, se esfregar na grama. Podemos tê-los dentro de casa, mas não podemos deixar de levá-lo dar sua volta, deixar ele cheirar tudo, fazer xixi em tudo, e não esquecer de limpar quando ele faz suas fezes.

Para ter um animal é preciso gostar dele, amá-lo. Não apenas ter um porque é o cachorro da moda no momento, ou pensando apenas nos momentos bons. Animais também adoecem e envelhecem. O ato mais cruel é abandonar um animal porque está velho, e provavelmente ficando cego e surdo. O animal confia em seu dono, não desmereça esta confiança tão pura que ele tem. Muitos deles morrem por seus donos, defendendo-os, salvando-os de situações de risco.

Um animal é a alegria das crianças, mas estas normalmente não cuidam dele, só brincam com ele. E é a companhia dos que estão solitários e dos idosos. Muitos só tem o seu bichinho com que se preocupar e para cuidar. Até mesmo para conversar e ganhar um carinho.

São seres vivos, sentem como nós, seja emocionalmente ou no físico. Precisam de amor também, mas dão muito amor. Não colocam condições para amar, não dizem que estamos magros demais ou gordos, que roncamos, que somos feios ou bonitos. Eles amam incondicionalmente. Devemos apenas retribuir e nos deixar amar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário