terça-feira, 18 de julho de 2017

FIM DE SEMANA CRIATIVO



Fazendo o que mais amo - Criando!!! Isto renova minha alma e me traz uma grande paz, satisfação, prazer. 

Na semana passada andei pelas cerâmicas, fui aos fabricantes de MDF e aos gesseiros em busca de peças novas que eu pudesse fazer algo diferente. Esta etapa já é imensamente prazerosa, desperta a criatividade, faz a mente funcionar, a imaginação, a criatividade. 

Depois é hora de sentar no atelier, colocar a peça diante de mim e olhar, olhar muito até conseguir imaginar o que desejo fazer com ela. Às vezes é muito rápido, só de olhar já sei o que quero, outras demora mais, tem vezes que demora dias até, vai aos poucos, detalhe por detalhe. 

Tenho uma linha de peças que são as que mais vendem e que já tiveram seu momento criativo lá atrás, mas o que mais amo é justamente criar uma peça, ver o resultado e depois colocar na loja ou então guardá-la para mim, colocar na minha casa. 

Este processo que aqui descrevo no artesanato é o mesmo quando estou criando um jardim novo ou refazendo a horta. Primeiro a escolha das mudas, de quais flores, quais plantas, quais verduras ou legumes vou plantar. Depois como vou dispor isto na terra. Também é o mesmo em artes manuais, na culinária, ou se resolvo mudar um pouco a decoração da casa. 

O atelie é um local de trabalho para me dar uma renda, mas é acima de tudo um lugar de criação. Já recebi críticas por isto, que deveria focar somente no que vende, mas não consigo, se eu não tiver o espaço da criação, eu bloqueio. E aí não sai mais nada, nem o que vende, nem o novo. 

Esta é a diferença da produção exclusivamente comercial para a de arte criativa. Do contrário vira uma linha de montagem, e isto não seria prazeroso o suficiente para alimentar minha alma. Não abriria novos espaços, novas ideias. 

Este processo também é algo que devemos cultivar em nossas vidas, por mais que tenhamos uma rotina da qual não podemos escapar, temos que encontrar os momentos, as brechas da criatividade, de abrir espaço para o novo, da renovação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário