segunda-feira, 3 de julho de 2017

UM CANTINHO PARA LEITURA




Ler é um dos meus maiores prazeres. Amo ler. Não vivo sem livros. Pessoalmente não gosto de ler em telas de computador, tablet ou celular. Gosto mesmo é de ter o livro nas mãos, poder marcar nele impressões, sublinhar o que me chama a atenção, colocar interrogação onde tenho dúvidas ou não compreendo bem. Faço isto sempre a lápis. Muitas vezes copio trechos ou frases que me tocam mais. 

Também faço isto quando estudo, mas aqui estou falando de literatura, de livros que alimentam a alma, que nos ajudam em momentos difíceis ou que nos relaxam em outros. Tenho uma biblioteca em casa com aproximadamente 3 mil volumes, e isto porque já fiz doações anteriores. 

Mas hoje quero falar daquele cantinho gostoso para ler. Meu sonho ainda não realizei que seria uma daquelas poltronas que se vendem para mães que amamentam, confortáveis, aconchegantes com um banquinho na frente de preferência que eu colocaria num cantinho com uma luminária ao lado. Mas ainda chego lá. 

Mas isto não impede que tenhamos nosso cantinho, ou lugares preferidos para leitura. Acho importante ter estes espaços, pois são locais de descanso e lazer, assim como um lugar sagrado é um local de meditação, relaxamento e recuperação de energias. 

E podemos ter mais de um, eu por exemplo, no verão amo ler na rede que penduro na varanda. No inverno gosto de ler na mesa no quintal para me esquentar ao sol. E sempre leio na cama antes de dormir. 

A leitura é uma terapia, tanto que quando criei este blog dei início a uma biblioterapia e cineterapia, dando dicas de livros e filmes para cada situação, que pretendo continuar daqui para frente, a medida que ler livros que sejam interessantes para nos ajudar, acalmar, alertar, informar, assim por diante, vou continuar dando dicas.

Livros são companheiros também, e costumam andar pela casa, rsrs, não ficam nas estantes, pelo menos não aqui em casa. Tem livros por todos os lados, em cima de uma mesinha, no criado mudo, na mesa de centro da sala, na estante, assim vai. Estão sempre por perto. 

Quando mergulhamos em um livro deixamos de lado todas as preocupações, problemas e podemos viajar, ir para outro lugar, nos projetar nos personagens, encontrar soluções para nossas questões, aprendemos, vivenciamos junto ao personagem situações. 

O que mais aprecio no livro é que ele nos obriga a usar a imaginação, diferente de um filme que nos traz as imagens e rostos de personagens, o livro nos faz imaginar, e quantas vezes não buscamos na internet o lugar para ver como é, ou informações sobre personagens verídicos. O livro nos faz ouvir o relato ao invés de olhar como um filme. Mas o filme também é excelente para nos projetarmos neles, e sentirmos a vivência ou até mesmo ler na entrelinhas do filme. Além da arte que está ali para apreciarmos. 

Muitos não gostam de ler, mas dias atrás vi uma entrevista com o Antonio Fagundes no Conversa com Bial onde ele falava como se aprender a gostar de ler, e ele fez o mesmo percurso que eu fiz, tudo começou com gibis. Eu tinha uma caixa cheia de gibis. Adorava ler gibis. Disto é um pulo para outras leituras. 

Ler é um alimento para a alma, e deixo uma dica aqui de um livro: "Hambre del alma - Escritoras e o banquete de palavras" da Carla Cristina Garcia. Vamos matar a fome de nossa alma! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário