terça-feira, 11 de julho de 2017

TER UM DIÁRIO


imagem retirada do Google. 


Atualmente já não se vê muito isto, mas o diário pessoal já foi algo que muitas grandes personalidades mantinham. E por mais que ao falarmos em diário pensemos logo em mulheres, naqueles cadernos de capa dura cor de rosa com cadeado que se costumava presentear meninas ou moças até seus 15 anos em tempos passados, os homens sempre mantiveram diários, e dos mais interessantes como fez Goethe ao relatar sua viagem à Itália, incluindo desenhos, kafka, Chateaubriand com seu magistral "Memórias de além tumulo" entre tantos outros. 

Sempre mantive um diário desde meus 12 anos. Tudo começou quando li o Diário de Ana Maria e o Diário de Dany no início de minha adolescência. Comecei então a escrever, sempre em cadernos de 200 páginas da Tilibra, que hoje sofro para encontrar para comprar. Quando os encontro já compro uns 05 de uma vez. Vou alterando a cor deles. 

Raramente volto a ler, a não ser quando desejo lembrar de algo. Mas pretendo reler todos eles quando estiver mais velha. Por enquanto a principal função do diário é o desabafo, é de tirar a ansiedade, de extravasar. E funciona. 

Quantas vezes não consigo compreender algo que acontece comigo e ao escrever parece que vem, aos poucos, a cada linha, até que surge. Ou quando estou extremamente excitada com algo, a ansiedade a mil, nada melhor do que contar para o diário o que estou sentindo, já reduz um bom tanto a ansiedade e equilibra a felicidade que está no grau de euforia a ponto de explodir. O Diário também é uma forma de registrar sentimentos, momentos, alegrias, sensações, viagens, passeios, de por para fora as angústias, tristezas, dores. E isto nos faz bem. 

Além do diário pessoal há outras formas de diário, e que são muito bons de fazer também. Temos, por exemplo, o diário de leitura onde anotamos os livros que lemos, as impressões que nos ficam do livro, observações, o que nos marcou mais no livro. É interessante isto quando anos depois relemos o mesmo livro e vamos notar o quanto mudamos na maioria das vezes nossa impressão sobre o livro, o quanto nos projetamos no livro de acordo com o momento que vivemos e nossa maturidade. 

Podemos ter um diário assim sobre filmes, sobre viagens, sobre observações diárias na rua. Muitos usam cadernetas ou blocos que carregam consigo para fazer estas anotações, ou usam a tecnologia que temos hoje, com seus celulares, tablets etc. Grandes arquitetos costumam fazer isto, administradores, e os escritores claro. 

No livro "A elegância do Ouriço" de Muriel Barbery, temos Paloma que mantém dois cadernos de anotações - Um sobre pensamentos profundos e o outro é o Diário do movimento do mundo. Ela busca um sentido para a vida para não se suicidar. Ao final descobrirá que o sentido nunca está fora de nós mesmos. No livro "Hambre del Alma" sobre o qual falei recentemente aqui no blog, o diário está misturado junto às receitas de culinária, nos cadernos que as mulheres mantinham. Minha mãe costumava fazer anotações em seus cadernos de tricô, onde anotava as receitas. 

Um diário é algo muito pessoal e cada um pode escolher a melhor forma de fazer isto se quiser ter um. Mas eu falo por mim, é uma forma excelente de visualizar melhor o que sentimos, o que nos aflige e funciona como um excelente diminuidor de ansiedade. Além de ser um companheiro para as horas solitárias. Muitas vezes ajuda a impedir que façamos bobagens, diminui nossa raiva para que não tomemos decisões ou tenhamos atos movidos por esta emoção. Além de ser um excelente guia pessoal de nossa vida ou de projetos e planos que tenhamos como sempre foram os diários de bordo. 

Apesar de não se falar muito em diários atualmente, que talvez estejam sendo substituídos pelos blogs, penso que são extremamente válidos. Os blogs são ótimos, porém não há como expor ao público muitas das coisas que sentimos e pensamos. Somente um diário pessoal serve para isto, portanto, se for viajar, por exemplo, você pode sim manter um blog como um diário da viagem para compartilhar, mas tenha o seu diário de bordo, o seu pessoal também. 

Quem nunca fez ou teve um diário digo que vale a pena experimentar e colher seus efeitos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário