quarta-feira, 5 de julho de 2017

A BELEZA DE UM CORPO


imagem retirada do Google imagens 


Quantas neuras e até mesmo doenças vemos por aí em função de obter um corpo escultural ditado pela mídia e pela cultura. Que tortura é esta? que correntes são estas que nos tiram a liberdade e nos impõe um modelo de corpo que temos que ter a qualquer preço? 

Claro que um corpo saudável é fundamental, e gordura em excesso é prejudicial, mas daí a ter que ser magérrima, há um grande espaço. Penso sinceramente que todos nós sabemos quando passamos do peso, nos sentimos mal com o próprio corpo, sentimos peso, a respiração que falta, as roupas apertam, fica difícil vestir uma meia. Mas ser o que chamam de gordinho, não é nenhum crime. 

O que se esquece é que não existe apenas um tipo de corpo, há mulheres maiores e menores, com estrutura óssea maior e menor, mais esguias e mais roliças. E tudo isto é a beleza da mulher. Os homens também sofrem desta ditadura, mas a mulher sofre além das cobrança, com a competição com as outras mulheres. E o pior, normalmente são as mulheres que debocham das outras, fazem comentários maldosos, e criticam uma pessoa que não corresponde àquilo que pensam que seja o corpo correto, ideal. Correto???? ideal???? 

As academias agradecem, os cirurgiões de bariátricas também, as nutricionistas também, porque já não se trata de um desejo pessoal ou pela saúde, é uma necessidade que se impõe, ser magra. Uma vez fui a uma nutricionista para emagrecer um pouco, eu queria perder 10 kilos. E ela me apresentou um programa sacrificial. Olhei para ela e perguntei o que era aquilo? E ela me respondeu, era novembro, que era para eu poder ir para a praia em janeiro magra. Quem disse que eu quero perder 10 kilos em 03 meses? quem lhe disse que eu quero ir para a praia? Estava tão bitolada com este tipo de pedido que nem me perguntou qual era a minha necessidade, e o pior, ficou insistindo naquilo. E eu queria perder 1 kilo por mês. Até porque é mais saudável, e mais fácil de manter depois. O corpo vai emagrecendo aos poucos e se adaptando a esta mudança. Menos pele flácida. 

Mas a questão é a seguinte: por que não posso ter o corpo que eu tenho se me sinto bem nele? Para agradar aos outros? Pior, a maior neura da mulher é pensar que sem este corpo escultural ela deixa de ser desejada. Vai perder para as outras a possibilidade de encontrar um amor. Claro que existem muitos homens que também querem desfilar com uma mulher com um corpo escultural, de fazer inveja dizem eles. Querem que os amigos babem. Será que este homem é o que é capaz de nos amar? 

O corpo é um templo sagrado. É onde habitamos, e mais, temos a tendência em pensar no corpo como algo separado. Por que dizemos meu corpo? ao invés de dizer eu? Eu sou o corpo. A mente, o corpo, a consciência, a alma, o espírito, o inconsciente, sou eu . É neste corpo que geramos nossos filhos, é com ele que fazemos amor, que amamentamos, que nos locomovemos, que sentimos, que amamos, é com ele que nos expressamos. O corpo é algo belo, de uma beleza incrível. Seja ele magro ou gordo, é onde você está, é você. Sem ele não existimos. 

Mas passamos a vida tentando emagrecer, mesmo quando nosso corpo não é feito para ser magérrimo. Há diferenças e muitas. Sou filha de belga e francês. Meu corpo tem uma estrutura óssea maior do que as brasileiras, por exemplo. Minha mãe tinha a mesma dificuldade, ao comprar um soutien dele ficar certo nos seios e não fechar atrás, e o que fechava ficar grande nos seios. A largura das costas, e que era ossos e o tamanho dos seios. Eu tenho braços mais curtos, e toda a vez que compro blusas de lã tenho que dobrar as pontas. Biquínis é outra tragédia para comprar, devido a minha estrutura óssea. 

Mas não é apenas o peso, os seios que devem ser "melões" e nada de seios "caídos", Rugas, inaceitáveis, botox nelas, nariz, lábios tem que ser cheios, bunda, e por aí vai. Já notou que parece que nunca gostamos de nosso corpo? que sempre falta algo? ou é demais ou de menos? Mas será assim mesmo? ou a questão é nossa dificuldade em nos amar como somos? Em ser capaz de achar nosso corpo belo do jeito que ele é? De ficarmos nos baseando no que dita a moda, mídia e sociedade? Já perceberam como isto muda no decorrer dos séculos? antes a mulher tinha que ter ancas largas para ser capaz de ter filhos, olhem só, e as que não tinham? faziam o que naquela época? 

Se nós mesmas não amarmos e acharmos belo nosso corpo nunca nos libertaremos de todas estas imposições que vem dos outros. Agora quando nos sentimos bem, quando amamos nosso corpo, vamos emitir sinais de alegria, de bem estar, de estar fluindo e isto, atrai muito mais que um corpo escultural, isto atrai o amor. Por isto vemos tantas gordinhas felizes e sendo amadas por seus homens. E também magérrimas que alguns chamam de saco de ossos, também felizes e sendo amadas. Nada é mais atraente do que alguém que transmite que se ama e está bem consigo. A feminilidade se mostra neste momento, e isto atrai. 

O difícil é acreditar nisto, aceitar seu corpo do jeito que ele é, corpo este que traz nele o registro de sua vida e também de todas as mulheres de sua família. Sim, porque você herda o corpo de suas ancestrais, e traz nele esta história também. E são estas histórias que nos dão estrutura, força, luz.

E a velhice, quando o corpo começa a dar seus sinais? quantas não correm fazer plásticas, colocar botox, dietas especiais para se manter jovem. Acabou a juventude, ponto final. E todos passarão por isto a menos que morram antes. A velhice tem a sua beleza, um corpo com muitas histórias registradas e para contar. Um corpo que amou e ama, que desejou e deseja, que passou por tantas experiências, doenças, alegrias, tristezas, lutos, felicidade e assim vai. Sim, ele vai ter pele flácida, as mãos estarão marcadas por inúmeros risquinhos na pele, manchas marrons irão aparecer, os seios provavelmente irão cair, principalmente se forem grandes, estrias, celulite, sim tudo isto aparece no corpo de muitos. Alguns escapam, mas pela natureza de seu corpo. Agora a grande dificuldade é assumir esta idade e este corpo em uma cultura que cultua a juventude e o corpo magro e digamos "liso".

Mas já repararam como uma mulher envelhecida mas que se ama, que brilha por dentro continua atraindo? Eu conheço uma mulher assim. Ela tem 70 anos e até hoje atrai olhares. Dias atrás foi a uma feira de artesanato em São Paulo e até um poema fizeram para ela. E esta mulher não vai a academias, nunca fez uma plástica, sofreu intervenções cirúrgicas nos seios devido a tumores, mas ela se ama. Ela reflete isto. Basta olhar para ela, seu olhar, seu sorriso e sua postura. Uma mulher bem jovem ficou encantada ao vê-la, admirada com sua beleza. Ela tem rugas, seus cabelos estão grisalhos e brancos, mas é algo que vem de dentro dela.

Penso que é hora de nos libertamos desta ditadura da beleza, do corpo, que é imposto, e aprendermos a amar nosso corpo do jeito que ele é, corrigindo apenas o que realmente nos incomoda, e para isto existem inclusive meios que não são invasivos nem exigem tantos sacrifícios assim. Me lembro que quando jovem e ia tirar a sobrancelha e isto doía muito, me diziam que para ficar bonita temos que sofrer. Hoje recuso este tipo de pensamento.











Nenhum comentário:

Postar um comentário