segunda-feira, 19 de junho de 2017

O JARDIM COMO UMA PRÁTICA DE MEDITAÇÃO

Semear, plantar mudas, fazer enxertos, regar, cuidar, zelar, ver crescer, ver florir ou estar pronto para colher, ver morrer. O jardim nos ensina a vida-morte-vida. Nos ensina os ciclos da natureza que também são os nossos. O jardim silencia nossa mente, nos coloca em contato com a terra, o úmido, o seco, a vida e a morte. 

O jardim ou horta é uma metáfora do inconsciente, do nosso psiquismo. No jardim podemos perceber a hora de plantar, de semear algo, mas também aprendemos a hora de deixar morrer, de ir embora. Muitas plantas vivem por um período e devem ser replantadas a cada estação. Outras "hibernam", ou seja, guardamos os bulbos para o novo período de plantio. Outras são permanentes.

Fazemos a limpeza do jardim ou da horta, arrancamos, enterramos, revolvemos a terra. Todas estas são práticas que devemos aprender para fazer em nossas vidas. É preciso limpar, arejar, mexer, revolver, enterrar, semear, cuidar, regar, ver nascer e ver morrer.

A terra é um remédio natural para questões emocionais. Cada vez que sinto que estou ansiosa, tiro os sapatos e piso na terra, é como um fio terra, exatamente isto, a energia ruim se vai, o excesso de energia se vai, e meu corpo se recupera. A água também é outra fonte de cura, relaxa, revitaliza, limpa, além de se salgada, a do mar, é ótima para curar ferimentos.

Quando nos dedicamos a um jardim ou a uma horta estamos em contato com a vida, com a natureza e nos desligamos dos problemas, do estresse, do corre corre. Aprendemos a ter paciência, a esperar. Mas no final colhemos o que plantamos. E começamos novamente a semear e plantar, num ciclo constante.

Arrancar ervas daninhas, colocar um adubo orgânico (dou a receita que uso abaixo), tirar os caracóis (não precisa matá-los, basta retirá-los e levar para outro lugar), ver se não tem fungos e pragas, regar conforme é necessário, cuidar para ver qual é o melhor lugar para uma planta, de onde ela gosta. É um tempo de dedicação à vida.

Receita de adubo orgânico:

Bater no liquidificador: 03 cascas de banana, 01 borra de café, 4 a 5 cascas de ovo  e 1 litro de água. Deixe de 2 a 3 dias num recipiente aberto para fermentar. Depois eu costumo guardar uma garrafa pet e faço furos na tampa e vou colocando pouco nos vasos ou nos pés da planta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário