sábado, 10 de junho de 2017

FOTOGRAFANDO A NATUREZA - VERDE E TERRA

Já falei aqui sobre como gosto de sair fotografando pequenos detalhes, coisas inusitadas, diferentes, e como isto me dá prazer além de ser uma fonte inesgotável para a criatividade. 

Ao nos tornarmos observadoras ampliamos nossa capacidade de percepção e aprendemos a olhar. Somente quando fazemos isto é que percebemos o quanto passamos batido por tudo, olhamos um conjunto, um total, e rapidamente, e isto quando olhamos, porque somos capazes de passar todos os dias por um lugar e não ver nada. 

A introspecção, o mergulho dentro de si é ótimo, mas vivemos num lugar, num contexto, em uma situação, e este externo também nos afeta, e olhar para este externo com mais atenção pode mudar muitas coisas em nosso interior. 

Antes eu sempre andava com a máquina fotográfica na bolsa, hoje com o celular já não preciso fazer isto. Apesar de ainda sou daquelas que gosta muito de revelar as fotos e manter álbuns de fotografias para poder olhar calmamente e mais, algo que a cada dia diminuiu mais, os encontros com amigos onde mostramos as fotos. Hoje postamos no facebook e as pessoas curtem, muitas vezes sem olhar as fotos. E não tem as histórias daquelas fotos, de quando e como foi tirada, quem são aquelas pessoas e o que significam para nós. E já reparou que quando mostramos uma única foto o quanto de história ela gera para ser contada? 

A tecnologia é algo muito bom, mas devemos usá-la com critérios. Claro que facilita um único pequeno aparelho que permite muitas coisas e inclusive tirar fotos. Mas depois passe-as para um computador, mande revelar as que você escolher. 

Mas voltando ao que desejo falar hoje - fotografar a natureza. Por isto seguem algumas fotos minhas.

Esta árvore fica em Bombinhas - SC . Encantei-me com o emaranhado de troncos e galhos. Quantas possibilidades temos de uma única raiz? Para onde podemos crescer? 

Esta foi tirada em Santa Branca - SP no estacionamento de um restaurante. A delicadeza de seus cachos e as diferenças entre elas, algumas lisas, outras com pequenos nódulos. 

 A Pedra do Baú ao fundo, as montanhas, um terreno, a porteira de madeira. São Bento do Supucaí -SP
"Mato" na Colônia Witmarsum - a delicadeza destas flores vermelhas. É lindo. 

 É uma? são duas? embaixo é apenas um tronco. Campo Largo - PR 
 Olhem isto. A variação de tons. E lembra os bosques dos contos de fada. Campo Largo - PR
 Os nós neste tronco, a riqueza dos detalhes 
E esta árvore. Uma cidade de plantas? vejam a quantidade de hospedeiras. Estrada da Graciosa - PR 
Lúpulo na Bélgica. Aumentando a foto vemos a quantidade de teias de aranhas. 

Repararam na quantidade de tons de verde? na riqueza ecológica que este planeta tem? e os formatos, desenhos? Uma foto de um detalhe num quadro maior é tão rico em outros detalhes que podemos ficar horas observando e não conseguimos captar tudo. Agora pense se conseguimos captar numa visão que olha para o todo sem distinguir nada? 

A natureza é muito boa para refletir, observar, aumentar a compreensão e a percepção do mundo e de nós mesmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário