quarta-feira, 31 de maio de 2017

ASSUMINDO OS CABELOS BRANCOS

Até os 40 anos eu nunca havia pintado meu cabelo. Foi quando um dia após tirar fotos 3x4 eu olhei para elas e me vi envelhecida com cabelos brancos. No mesmo dia tratei de ir a um salão e pela primeira vez pintei os cabelos.

A partir daí tive que manter a tintura, mas sou uma pessoa que não gosta de salões, eu não gosto de ficar lá por duas horas para pintar um cabelo e cortá-lo. Detesto o barulho de secadores de cabelo, todo o blá blá blá a minha volta. Sempre levava um livro, mas com todo o vai e vem e as conversas e barulho eu não conseguia ler. Durante um tempo tive uma cabeleireira que tinha seu salão na casa dela, e trabalhava somente ela e uma manicure. Ali até que eu ia, mas não posso dizer que totalmente feliz, mesmo gostando muito dela. 

Nos últimos anos eu já estava com vontade de abandonar tudo isto, mas cadê a coragem? 

- Vai ficar parecendo uma velha
- Vai dar aparência de desleixo
- Que feio
- Você é muito nova para ter cabelos brancos
- E a vaidade? 

Estas eram algumas das frases que eu ouvia. Mas o pior era como eu me sentia dentro de mim. Eu queria e não queria. Vai ficar feio. Assim que parei de trabalhar fora eu comecei a esticar o tempo entre uma tintura e outra, mas bastava ter que ir a algum evento social ou fazer uma viagem, corria ao salão e pintava de novo. Além disto meu cabelo era comprido e para tirar a tinta dele era preciso cortar.  

Sempre gostei do meu cabelo comprido, e mais, nas poucas vezes que o cortei parecia que eu perdia minha sensualidade. 

Até que consegui ficar um ano sem pintar e com isto, claro, deixar meu cabelo horroroso. Era uma tarde de verão, muito calor e eu estava dirigindo quando parei num semáforo e olhei no retrovisor. A decisão foi imediata. Chega, vou cortar este cabelo curto hoje, e vou deixar na cor que ele está. Fui na mesma hora atrás da minha cabeleireira e parece que tudo conspirava, pois uma cliente tinha acabado de cancelar e ela tinha o horário. 

Ela me perguntou - no ombro? - não mais curto. 

E quando ela terminou e olhei no espelho achei lindo. E ela também achou que ficou muito bom. Sai de lá, paradoxalmente com cabelos brancos e saltitante como uma criança. 

Todos elogiaram, gostaram. Meu cabelo ainda não está totalmente branco, ele tem mechas cinza, com branco e um resto de loiro. Mas é natural agora. 

Eu não me senti velha, pelo contrário, parecia que tinha tirado um peso de minha cabeça. E a liberdade foi deliciosa. Me achei mais bonita que antes. Talvez eu estivesse refletindo isto também em meu rosto, feliz. 

Quanto tempo levei para isto? e porque? somos condicionadas pela opinião do outro e do que a sociedade pensa a respeito. Posso ter 56 anos, mas penso sim no que um homem vai achar. Queremos estar bonitas, ainda queremos atrair olhares. Mas o pior é que ficamos pensando que as outras mulheres estão pintando seus cabelos e vão estar mais bonitas, elas vão me achar velha. Que tortura!!! Durante 05 anos eu não consegui fazer o que eu queria. Precisou de 5 minutos de ataque para ver um resultado que me agradou muito mais do que o antes e me deu muito mais liberdade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário