quinta-feira, 25 de maio de 2017

PEQUENAS CAPELAS NA BEIRA DA ESTRADA - FOTOGRAFIA


Uma coisa que gosto muito é de fotografar pequenas capelas em beira de estradas. 

Esta da foto fica em São Bento do Sapucaí - SP. Fiquei encantada com a riqueza de detalhes e como ela foi feita. Com pequenas imagens de Santos, anjos e ladrilhos de azulejo criando algo muito artístico e expressivo e muita criatividade. 




Estas duas abaixo é na estrada que liga Campo Largo à Balsa Nova - PR. Infelizmente a mais antiga foi demolida o que me entristeceu muito. 



Gosto de pegar o carro e rodar por estradas de terra pelo interior da região onde moro. São estradas belíssimas, a natureza, os detalhes, os sítios, animais, e claro que continuo encontrando capelas. Estas também são na região de Campo Largo-Balsa Nova. 



Há vários motivos que levam as pessoas a construírem estas pequenas capelas, por devoção, agradecimento e também em homenagem a alguém que faleceu no local. E olhem esta abaixo:



Esta é a placa que está na parte de cima da parede da capela. 

A fotografia é algo apaixonante. Gosto muito, mas de fotografar detalhes, coisas diferentes, a natureza, os animais, a história, a arte. Desvia nosso olhar do total, do geral para o pequeno, para o detalhe. Fotos de família e pessoas são muito importantes, são lembranças e recordações, mas as fotos desta imensa riqueza que encontramos no dia a dia, nos passeios, nos abre os olhos para algo muito maior que nos rodeia. 

São estas fotos que me fazem perceber o quanto somos desatentos. Andamos ou dirigimos pelo mesmo local anos a fio, sem sequer notar o que há ali. Não olhamos os detalhes do prédio, da sacada, da porta, não olhamos o jardim em suas minúcias, olhamos um jardim total, olhamos a paisagem e sequer notamos a quantidade de tons de verdes há em uma árvore que dirá em várias. O olhar de um pintor capta justamente isto. Quantos tons de verdes existem afinal? quantos tons tem o céu? de cor é o mar? o rio? e as pedras? Quando passamos a perceber tudo isto mudamos nossa forma de olhar o mundo. A fotografia é uma das formas para fazermos isto. Eu gosto de registrar estes detalhes. 

Quando fico parada na estrada devido alguma obra aproveito para olhar com atenção o que tem ali, e quantas coisas acabo descobrindo, desde uma flor na beira da estrada, uma árvore até coisas maiores que nem percebemos, como dias atrás me dei conta de um pátio enorme de contêineres na estrada que eu nunca havia notado. Certo, quando dirigimos estamos absorvidos em atenção e no que estamos fazendo, mas hoje todos querem chegar rápido, correm como loucos nas estradas. Se você dirigir devagar seu olhar poderá, mesmo estando atento na estrada, abarcar algo muito maior. E por que não parar então? ou pedir que outra pessoa dirija uma vez? As estradas de terra do interior são ótimas para isto, você pode parar, olhar, escutar. Mas não é apenas as estradas, aproveite para fazer isto sempre que possível onde estiver, seja em plena metrópole cercado de prédios, seja no campo ou na praia. Curitiba tem a Rua XV de Novembro, é um calçadão, e a riqueza que há na arquitetura é imensa. Mas quem olha? 

Quando nova eu tinha um projeto de desenhar estes detalhes, desejo que nasceu na cidade de Ouro Preto - MG diante de tantos detalhes nas casas e igrejas. Na falta de tempo para pegar um bloco e sentar para desenhar há o recurso da fotografia. E hoje você pode fazer isto com seu celular. Ao invés de tirar selfies a todo momento para postar no facebook ou instagram, experimente fotografar o que há a sua volta. Os registros de onde estivemos são muito importantes em nossa vida, são nossa história, mas estes são momentos importantes e aqui estou falando do cotidiano, do passeio nos lugares que sempre vamos, da rua que sempre usamos, de sua cidade, de sua casa. Claro que eu mesmo em viagens e momentos importantes não resisto aos detalhes também. 

Isto aguça nossa percepção, nossa curiosidade, e aumenta nossos conhecimentos, além de proporcionar bons momentos prazerosos. Vale a pena experimentar. Comece pelo jardim, pelo quintal, pela sua casa, por aquela vaso de flor, olhe a flor de perto e tire uma foto. Aliás adoro tirar fotos de casas por dentro, uma casa é o reflexo de quem mora nela. Mesmo que tenha contratado um decorador e um designer de interiores, isto também fala da pessoa que ali habita. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário