domingo, 10 de julho de 2016

CRIANDO UM JARDIM

Olhar um terreno vazio, só com grama, e começar a pensar no que plantar. Até tenho alguns vasos. Mas quero um lugar sagrado, bonito, com minha cara, que me reflita e seja um lugar onde eu possa recuperar as energias e tranquilidade. 

Tenho espaço na frente da casa, na lateral e atrás. E uma labradora.... que não é muito amiga de plantas, ela adora cavar, arrancar, morder folhas. Fiz um pequeno redondo com bocas de leão na frente da casa e ela foi lá.... Bom, consegui salvar as mudas, elas sobreviveram e estão floridas. Não há como brigar com Nala, isto é o jeito dela, terra fofa é para cavar. Então tenho que pensar em formas de proteger as plantas. Cercas, tela, ou arbustos mais resistentes em volta. E tenho que ter todo o cuidado com plantas tóxicas. Mas é possível. 

Cresci numa casa com tudo isto, jardim, flores, horta, pomar e cachorros. Aprendi muito naquela época sobre as plantas, e era um jeito caseiro, orgânico. Nada de pesticidas, adubos industriais, tudo era preparado ali, o adubo feito ali mesmo, o combate as pragas com produtos naturais. Até mesmo o "pincel" era feito de matos, os "barbantes" que amarravam as plantas eram tiradas das bananeiras. Confesso que não consigo comer frutas compradas em supermercados. Não tem sabor algum, não tem cheiro algum. 

Os anos passam e esquecemos, entramos no dia a dia caótico, competitivo, onde tudo está ali pronto para comprar, e esquecemos, até que nosso corpo grite, seja através de ataques de pânico, depressão, crises de ansiedade, estresse, dores musculares, raiva em demasia, mau humor. E lá vamos nós atrás do psiquiatra, em busca de um remédio que devolva a felicidade. E ela está ali, perto de nós, nas nossas mãos. 

Bom, meu primeiro passo foi usar a tecnologia para algo produtivo, ou seja, fui buscar informações sobre plantas, hortas, pomares, jardins. Algumas revistas, livros. Reaprender o que eu já sabia, aprender mais, descobrir coisas novas. Meu pai plantou cada árvore do nosso jardim/ quintal. Escolheu as folhagens, flores, legumes, verduras, ervas. Havia de tudo. Quando lembro hoje sinto orgulho, e saudades. E o mais triste, quanto retornei em 2012 não havia mais nada, tudo foi arrancado, cortado, e novamente um terreno sem nada. 

Agora estou fazendo um desenho com o espaço que tenho, escolhendo o que vou querer ter, e em seguida ver a época certa do plantio, para poder começar. Visito sempre um loja com muitas mudas, e também faço muitas perguntas. Vou comprando o necessário aos poucos. Enxada, pá, tesoura de poda. Dispenso luvas, porque gosto mesmo de colocar a mão na terra. Vou aprendendo como fazer adubo orgânico através de compostagem, vou aprendendo como reconhecer e combater as pragas de forma natural. Podemos usar borra de café, por exemplo, mas também outras plantas que afastam certos insetos. 

A natureza é mágica, é viva, se cuida, é sábia, 

Este processo de imaginar o jardim e a horta já é muito enriquecedor. E produz auto conhecimento, pois ao escolher flores, as cores, quais folhagens, quais legumes e verduras, tudo isto já fala de nós mesmos. A disposição, mesmo que respeitando as características das plantas em relação à luz, drenagem etc, ainda assim temos uma certa liberdade, que também fala de nós. Os tipos de vasos, e até mesmo podemos fazer estes vasos com argila. Mas também podemos recolher muitas coisas que normalmente vão para o lixo, como latas, bules velhos, potes, etc. e dar um retoque e usá-los. Recolher velhos troncos, ripas de madeira abandonadas, caixas etc. 

Ao passear podemos encontrar estas coisas, podemos encontrar mudas, e isto nos ensina a observar melhor o mundo. É muito mais criativo, gostoso do que simplesmente entrar numa loja e comprar tudo pronto ali. O paisagismo é muito bonito, é uma ciência. Mas eu prefiro a arte, o criar, o fazer. Elaborar um jardim como se elabora a si mesmo. Construir um jardim aos poucos. 

A falta de tempo do mundo atual pode ser um empecilho. Mas se for algo pequeno, que se cuida no fim da tarde e no fim de semana, já possibilita uma recuperação mental, do corpo, de energia. 

Cuidar de um jardim é cuidar de si mesmo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário