sexta-feira, 4 de agosto de 2017

A VIDA EM UM JARDIM



Ontem coloquei um prato de cerâmica novo para alimentar os passarinhos aqui em casa. Já estrearam hoje de manhã. Agora no inverno eles vem em maior número, há menos frutas nos pomares e por isto eles buscam alimentos em outros lugares. Já notei que na maioria das vezes são os mesmos que vem. 

Estes pequeno seres "penudos" como os chamo são interessantes de observar. Há rivalidade entre eles, mas também tem os casais que vem sempre juntos. Mas ao final tem para todos. Sou péssima quando se trata de nomes de passarinhos, mal sei identificá-los. Tem dois amarelinhos que não são canários que formam um casal e todos os dias ficam aguardando e quando coloco as sementes e quirera eles vem. Tem várias rolinhas, estas conheço. 

Mas quero aumentar este jardim vivo. Alguns comem no chão, mas tem outros que precisa ser no alto. Para estes ainda não tenho nada. Já o João de Barro está sempre aqui, mas nunca o vi comer do que dou, ele está sempre ciscando a grama. 

Eu amo acordar e ouvir o canto dos pássaros. Mas eles tem que estar livres. Foram feitos para voar e enfeitar o mundo. Nada mais triste do que um pássaro em uma gaiola. E eles voltam sempre, não são pássaros diferentes todos os dias, pelo contrário, eles se acostumam e vem. Eles ficam por perto sempre. Eu noto inclusive que eles engordaram. E este é um ponto muito importante, quando se começa a alimentar os passarinhos não se deve parar. Então me pergunto, para que mantê-los em gaiolas? tirar a liberdade destes pequenos seres apenas para garantir que fiquem ali. Não precisa, eles estão sempre por perto de quem os trata bem. Chega ao ponto de um dia virem na mão. 

Tem também o beija-flor que está sempre por aqui, ele vai direto nas flores que tenho. O bem-te-vi e o sabiá. 

Para tê-los no jardim não é apenas colocando sementes e água para eles, mas certas flores e árvores frutíferas os atraem. Eu também vejo alguns se alimentando em minha horta, eles adoram uma folha de alface e couve. 

Mas um jardim não é apenas pássaros, ali temos vários insetos que são benéficos para as plantas e para nós. As joaninhas, por exemplo. Eu tenho um pé de alfavaca que é o paraíso das abelhas. Chego perto e ouço elas trabalhando. E nunca me atacaram, mesmo quando vou lá e mexo na planta. Ando no meio delas, e não me fazem nada. E faço questão de mantê-las. Estão em extinção e são elas que polinizam meu jardim. 

Tenho outro morador, este pode ser o verdadeiro horror de algumas pessoas, mas eu gosto muito dele, é um sapo. Só uma vez ele me causou um problema quando resolveu transformar o pote de água das cachorras em piscina. Minha labradora ficou extremamente indignada e ficou latindo sentada ao lado do pote e olhando para aquele ser dentro de seu pote até eu ir lá e retirá-lo. Tive que passar álcool no pote para tirar o cheiro do sapo. Mas até ela com o tempo se acostumou com o sapo, e teve dias que ela dormia ao lado do pote e o sapo se banhava tranquilamente. Tive então que colocar outro pote com água para as cachorras e deixar a piscina do sapo. 

O sapo come insetos que não são desejáveis ter por perto. E não faz nada para ninguém. Ele pode ser feio, principalmente o comum que é marrom e bege, mas é muito útil. Acho interessante que algumas pessoas colocam sapos em cerâmica no jardim, mas se tem um vivo saem gritando. Além de comer insetos o meu avisa quando vai chover, ele começa a coaxar e eu digo que ele está chamando chuva. 

Tive o privilégio de crescer no interior. Então formigas, aranhas, sapos não me assustam. Só tenho pavor de cobras, apesar de terem tentado me ensinar que as cobras se deve falar com elas, eu saio correndo e peço socorro. 

Atualmente a vida nas grandes cidades nos tira estes pequenos prazeres. Mas estes pequenos seres vivem nas cidades também. Basta uma sacada com plantas, flores e lá estão alguns deles. Coloque um pratinho com sementes na varanda ou sacada e os passarinhos irão vir. Nos parques e nas árvores nas ruas eles estão lá. Nós é que não temos mais tempo para perceber isto. 

Mas um jardim vivo com plantas que nascem, crescem, dão flores ou frutos,  morrem, é o ciclo da vida e nos ensina muito. Pequenos animais, insetos, pássaros, tudo isto está ali, vivendo pertinho de você. Se aprendemos a observá-los vamos conhecer a natureza, vamos saber quando vai chover, quando há perigo no ar, quando tudo está bem. 

Criar um jardim vivo, deixá-lo colorido e acolhedor é uma arte e um imenso prazer. Uma terapia estar em contato com a terra, e eu não uso luvas para isto, pois gosto de sentir a terra nas mãos. Podar, cortar os galhos mortos, tirar as folhas secas, e que você pode ainda utilizar para fazer compostagem. E o prazer de ver as flores se abrindo, colorindo tudo. Não consigo me imaginar em uma casa sem flores.

Tenho pés de lavanda, que deixo secar para fazer sachês e perfumar a casa, as roupas. Plantas medicinais e temperos que colho na hora que preciso. As flores sou um pouco beija-flor, gosto muito de flores vermelhas. Gosto da mistura do verde com o vermelho, deixa a casa alegre e quente.

Nada é mais gratificante para a alma do que ter um jardim vivo, com vida, sejam pássaros, insetos, pequenos animais, e as plantas. É um bálsamo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário